Blog

surgery-79584_1280

A cada 20 brasileiros, 1 diz ter saúde ruim, mostra pesquisa

A cada 20 brasileiros, um diz ter saúde ruim, aponta estudo realizado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A pesquisa levou em conta as respostas dadas em 1998, 2003, 2008 e 2013 na Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) e na Pesquisa Nacional de Saúde.

Ao responder a pergunta “Sua saúde é ruim”, diz o levantamento, 5,2% dos entrevistados respondeu ‘sim’ em 2013 – número um pouco inferior daquele verificado em 1998.

“Percepção de má saúde não é apenas uma boa maneira de prever mortalidade, mas é também uma ferramenta útil para medir a saúde de maneira objetiva”, diz o estudo.

Sem especificar os percentuais, os pesquisadores também apontam que o nível de satisfação com a própria saúde é maior entre aqueles com nível superior. Neste grupo, a proporção de pessoas que dizem ter boa saúde é entre sete e nove vezes maior do que entre os que não foram à universidade.

“Diferença que aumentou de 1998 a 2013”, destacou o estudo comandado pela pesquisadora Flávia Cristina Drumond Andrade. A pesquisa apontou ainda “diferenças raciais” em 1998 e 2008, com pardos e pretos sendo mais propensos a se declararem com problemas de saúde do que os brancos.

As desigualdades em saúde por raça e região destacam a necessidade de melhorar a saúde de grupos socialmente desfavorecidos no Brasil.

“Os pesquisadores apontam a falta de conhecimento, as restrições econômicas e o envelhecimento da população para justificar a relação entre os problemas de saúde e a baixa escolaridade. Mas, ainda assim, destacam as desigualdades sociais e geográficas na saúde brasileira.

“Essas desigualdades persistem, apesar da expansão do Sistema Único de Saúde e de programas, como o Programa Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde, que comprovadamente melhoram efetivamente a saúde”, afirmou o artigo.

UOL Notícias Ciência e Saúde

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email