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O que é a metodologia Lean Healthcare e como ela pode ajudar a melhorar os serviços de saúde?

Para garantir um alto padrão de qualidade em uma instituição de saúde, o gestor precisa enfrentar desafios e inovar nos processos para conseguir crescer e manter o negócio nesse mercado complexo. A metodologia Lean Healthcare tem contribuído na gestão para resolver problemas e reduzir perdas por meio de melhorias contínuas para promover a melhor prestação de serviços de saúde para os clientes.

O que é a metodologia Lean Healthcare?

É um instrumento de gestão inspirado pelo sistema de melhoria da qualidade desenvolvido pela Toyota, que visa inovar os processos e operações das instituições de saúde com o objetivo de gerar valor para o cliente. A sua aplicação já é tendência na América do Norte, no Reino Unido e na Austrália e está conquistando instituições de saúde em todo o Brasil.

É um modelo focado na racionalização de recursos e na melhoria contínua, por meio de processos simples para gerar mais valor às necessidades dos clientes. A ideia principal é maximizar valor ao cliente por meio da oferta de um produto ou serviço adequado, no tempo certo, com alta qualidade e preço justo.

Essa metodologia pode ser adotada facilmente em diversos tipos de instituições de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, sejam públicas ou privadas. Com a aplicação do Lean Healthcare, gestores e profissionais da saúde terão soluções inteligentes para melhorar a qualidade no atendimento ao pacientereduzir custos, otimizar processos e aumentar produtividade e rentabilidade.

Ganhos para instituições de saúde com a metodologia Lean Healthcare

  • Melhoria contínua de processos;
  • Oferta um serviço de saúde de qualidade;
  • Aumento da eficiência na prestação do serviço de saúde (custo e tempo);
  • Redução/Eliminação de desperdícios;
  • Diminuição de gastos;
  • Aumento da satisfação e a segurança do paciente;
  • Melhoria do fluxo dos processos de atendimento aos pacientes;
  • Garantia de que os pacientes recebam cuidados adequados;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do tempo de espera no atendimento e assistência (medicação, internação, exames, etc);
  • Redução das taxas de mortalidade, readmissão hospitalar, infecções hospitalares, erros médicos;
  • Redução de retrabalho e horas extras de funcionários;
  • Eliminação de atividades que não agregam no sistema;
  • Utilização de recursos humanos, financeiros e materiais de forma adequada;
  • Otimização de processos;
  • Aumento da lucratividade.

Como implantar a metodologia Lean Healthcare?

O Lean Healthcare  na prática, consiste em identificar e  implementar melhoria contínua nos processos. Através de simples ideias, se consegue grandes mudanças. Mas para isso você deve ter uma participação ativa nos processos, ter uma visão crítica para identificar soluções e contar com a colaboração de toda a equipe.

  1. Identifique problemas em cada departamento;
  2. Analise todo o processo que envolve o problema;
  3. Trace estratégias de melhorias juntamente com a equipe;
  4. Defina metas;
  5. Execute as estratégias;
  6. Avalie e mensure os resultados.

A metodologia Lean Healthcare é uma ferramenta poderosa para aplicar mudanças e inovações necessárias que a instituição de saúde precisa, mas para adotar essa prática é necessário:

  • Compromisso e forte envolvimento da alta gestão e de todos os colaboradores;
  • A responsabilidade da equipe no processo de melhoria contínua é uma vantagem competitiva;
  • A aplicação do Lean Healthcare precisa estar integrada com a missão, visão, valores, propósito e objetivos organizacionais;

Lean Healthcare precisa ser um agente transformador da cultura organizacional. Todos colaboradores da instituição precisam acreditar e fazer a diferença para alcançar os melhores resultados.

Essa metodologia está mudando a forma de pensar dos gestores e profissionais da saúde. Mas é importante lembrar que implantar uma melhoria requer dedicação e tempo. Os resultados podem não aparecer da noite para o dia.

Hernani Vaz Kruger

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, pelo Hospital Sírio-Libanês – IEP. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Goiás. Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo e em Auditoria de Serviços de Saúde pelo IAHCS e Instituto Francisco Ludovico. Professor Auxiliar do Departamento de Medicina da PUC-Goiás. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Gestão de Organizações de Saúde, Gestão Pública e Ciências da Computação, e na Uni-Anhangüera, no MBA de Administração Hospitalar, e atualmente no IPOG, no curso de Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, entre outros. Representante do Estado de Goiás, no Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, e Diretor da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF/GO. Palestrante e Consultor. É Diretor Administrativo do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, maior hospital público do Estado de Goiás, sob a gestão da OSS Instituto GERIR.

IPOG

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