Blog

Preview woman-doctor-sitting-at-the-table-P5HE2KB

5 dicas de empreendedorismo na área da saúde

A capacidade de empreender deixou de ser vista como uma habilidade de grandes empresários ou apenas de pessoas da área administrativa. No mercado de trabalho atual, essa é uma competência cada vez mais explorada. As oportunidades para empreendedorismo na saúde só crescem.

Sim, cada vez mais, médicos, psicólogos, educadores físicos e odontólogos, por exemplo, estão conhecendo as vantagens de empreender. Idealizar e gerir o próprio negócio está se mostrando um caminho muito atraente, mas não é uma tarefa simples. Quer se preparar melhor? Siga nossas dicas!

1. Planeje seu negócio

Um dos maiores erros de empreendedores é considerar uma boa ideia o suficiente para alcançar sucesso. Claro que ter ideias inovadoras e pensar em um serviço criativo é um ótimo começo, mas é preciso ir além.

Infelizmente, muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos de funcionamento. Na maioria dos casos, isso se deve à falta de preparação. Ter um planejamento gerencial adequado é fundamental para você conseguir empreender com saúde financeira. Por isso, faça um plano de negócio e monte a sua estratégia. É possível contratar ajuda para isso.

2. Aprenda sobre gerenciamento

Para cumprir o passo anterior com eficiência, é muito importante estudar sobre técnicas de gestão e empreendedorismo. Além de ter afinidade com a sua área profissional, esses conhecimentos são essenciais para que você ofereça um bom serviço e consolide a sua marca.

Desenvolver habilidades gerenciais é um dos maiores desafios que os profissionais enfrentam quando se dedicam ao empreendedorismo na área da saúde. Se você é iniciante, procure por cursos, livros e serviços de consultoria que possam agregar novos conhecimentos para o seu negócio.

Um dos pontos mais delicados na gestão é a organização financeira. É preciso ter clareza de que os primeiros meses são de investimento, e não de grandes retornos financeiros. O aconselhado é separar suas finanças pessoais e profissionais, além de controlar de perto as entradas e saídas relacionadas ao negócio.

3. Conheça o mercado

Um profissional de saúde que pretende ter um empreendimento de sucesso não deve se limitar a oferecer os serviços da forma como já acontece. Aprofundar os conhecimentos sobre a área, identificar necessidades dos usuários e pensar em inovações são maneiras de se destacar.

Para oferecer um serviço ou produto relevante, pesquise bastante sobre o mercado na sua área e analise a atuação dos profissionais. O que você pode fazer de diferente? Há alguma necessidade ou nicho de mercado que ainda é pouco explorado?

4. Invista em soluções criativas

Ter criatividade ao empreender não significa inventar algo completamente novo. Pensar outras maneiras de oferecer um serviço de saúde já faz toda a diferença na relação com os seus clientes.

Você pode conseguir isso investindo em capacitação ou agregando diferenciais ao seu negócio, por exemplo. Uma tendência no empreendedorismo na saúde é o trabalho com a tecnologia — utilizar aplicativos para marcação de consultas ou publicar conteúdos relevantes nas redes sociais são algumas ações interessantes para conquistar e fidelizar clientes.

5. Estabeleça parcerias e divulgue o seu trabalho

Essas estratégias são centrais para conquistar espaço e destaque no mercado. Na área da saúde, é muito importante saber estabelecer boas parcerias. Seus colegas de profissão e outras empresas podem contribuir muito para o sucesso do seu negócio.

Para realizar uma divulgação eficiente, lembre-se de procurar os meios mais apropriados para o seu público-alvo. A escolha entre cartões de visita, panfletos, propagandas na rádio ou publicações nas redes sociais, por exemplo, vai depender do seu objetivo.

Percebeu como o empreendedorismo na saúde traz muitas oportunidades para quem se prepara bem? Esse não é um caminho a ser trilhado apenas por profissionais da área administrativa. A saúde brasileira pode se desenvolver muito com o aumento de empreendedores.

 

Por 

FACIG

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email